Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria,e, só um povo sábio pode mudar seu destino. Samuel Lima

NUNCA É TARDE PARA MUDAR UMA REALIDADE

Nós não somos o que sabemos. Somos o que estamos dispostos a aprender.


QUANDO ALGO NOS IMPEDE DE PROSSEGUIR,O DESANIMO BATE EM NOSSA PORTA DEVEMOS TER NA MENTE E NO CORAÇÃO QUE EXISTE UM DEUS QUE NOS AMA E NOS PROTEGE E QUE SOMOS A FORÇA MAIOR.
BETHA

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ENSINAR !!!

Ensinar não é uma actividade como as outras. Poucas profissões serão causa de riscos tão graves como os que os maus professores fazem correr aos alunos que lhe são confiados. Poucas profissões supõem tantas virtudes, generosidade, dedicação e, acima de tudo, talvez entusiasmo e desinteresse. Só uma política inspirada pela preocupação de atrair e de promover os melhores, esses homens e mulheres de qualidade que todos os sistemas de educação sempre celebraram, poderá fazer do ofício de educar a juventude o que ele deveria ser: o primeiro de todos os ofícios.
(Pierre Bourdieu)


Educar - Rubem Alves 

  1. - Educar -
  2. “ Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...”
  3. “ E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.” Rubem Alves
  4. “ Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.” Rubem Alves
  5. “ A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...
  6. “ É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”
  7. “ Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.” Rubem Alves
  8. “ A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades...”
  9. “ Sem a educação das sensibilidades, Rubem Alves todas as habilidades são tolas e sem sentido.”
  10. “ Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.”
  11. “ Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.” Rubem Alves
  12. “ Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento:...”
  13. “ ...a capacidade de se assombrar diante do banal.”
  14. “ Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem.” Rubem Alves
  15.  
  16. “ Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore...
  17. ...ou para o curioso das simetrias das folhas.”
  18. “ Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.”
  19. “ As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves
  20. “ As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves “ Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”
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  24. “ As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.”
  25. “ Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”
  26. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.” Rubem Alves “ Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
  27. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.” Rubem Alves “ Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
  28. “ Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente.” Rubem Alves
  29. “ São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida.”
  30. “ Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.” Rubem Alves
  31. Tema musical: One Man’s Dream, - Yanni Formatação: um_peregrino@hotmail.com
  32. Rubem Alves – Nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas Gerais. Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia, psicanalista e professor emérito da Unicamp. Tem três filhos e cinco netas. Poeta, cronista do cotidiano, contador de histórias, um dos mais admirados e respeitados intelectuais do Brasil.
  33. Ama a simplicidade Ama a ociosidade criativa Ama a vida, a beleza e a poesia Ama as coisas que dão alegria Ama a natureza e a reverência pela vida Ama os mistérios
  34. Ama a educação como fonte de esperança e transformação Ama todas as pessoas, mas tem um carinho muito especial pelos alunos e professores Ama Deus, mas tem sérios problemas com o que as pessoas pensam e/ou dizem a Seu respeito
  35. Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: Ama, ama, ama, ama... fazer perguntas
  36. Ama, ama, ama, ama... Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: fazer perguntas
  37. “ As crianças não têm idéias religiosas, mas têm experiências místicas. Experiência mística não é ver seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza.” Rubem Alves
Uma palavra grosseira, uma expressão bizarra, ensinou-me por vezes mais do que dez belas frases.
Denis Diderot
O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender
Janoí Mamedes

Tenho seis regras que me ensinaram tudo o que sei: O quê?, Porquê?, Quando?, Como?, Onde?, e Quem?
Rudyard Kipling

O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la.

Não posso ensinar a falar a quem não se esforça por falar.
Confúcio

De ensinar

por Paulo Coelho |

Só conseguimos passar qualquer ensinamento, se o praticamos em nossas vidas. Dan Millan (“O Manual do Guerreiro Pacífico”) relata a seguinte história:
Uma mãe levou seu filho ao Mahatma Gandhi e implorou: “por favor, Mahatma, peça ao meu filho para não comer açúcar”. Gandhi, depois de uma pausa, pediu: “me traga seu filho daqui a duas semanas”.
Duas semanas depois, ela voltou com o filho. Gandhi olhou bem fundo nos olhos do garoto e disse: “não coma açúcar”.
Agradecida – mas perplexa – a mulher perguntou: ” por que me pediu duas semanas? Podia ter dito a mesma coisa antes!”
E Gandhi respondeu: “há duas semanas atrás, eu estava comendo açúcar”


A arte de ensinar
Dia desses um garoto de oito anos contava para a mãe suas experiências na sala de aula. Comentava sobre cada professor, sua maneira de ser e de transmitir ensinamentos.

Dizia que gostava muito das aulas de uma determinada professora, embora não gostasse muito da matéria.

Comentava, ainda, que detestava ter que assistir as aulas de sua matéria preferida porque não gostava da professora.

Dizia, com a franqueza que a inocência infantil permite: A professora de História está sempre de mau humor. Ela grita com a gente por qualquer motivo e nunca sorri.

Quando passa uma lição e algum aluno não faz exatamente como ela mandou, faz um escândalo. Todos os alunos têm medo dela.

Já a professora de Português está sempre sorrindo. Brinca com a turma e só chama atenção quando alguém está atrapalhando a aula. Eu até fiz uma brincadeira com ela um dia desses, e ela riu muito.

Depois de ouvir atentamente, a mãe lhe perguntou: E por que você não gosta das aulas de religião, filho?

Ah, falou o menino, o professor é grosseiro e cínico. Critica todos os alunos que têm crença diferente da dele e diz que estão errados sempre que não respondem o que ele quer ouvir.

E, antes de sair para suas costumeiras aventuras com os colegas, o garoto acrescentou: Agora eu sei que, por mais complicada seja a matéria, o que faz diferença mesmo, é o professor.

De uma conversa entre mãe e filho, aparentemente sem muita importância, podemos retirar sérias advertências.

E uma delas é a responsabilidade que pesa sobre os ombros daqueles que se candidatam a ensinar.

Muitos se esquecem de que estão exercendo grande influência sobre as mentes infantis que lhes são confiadas por pais desejosos de formar cidadãos nobres.

Talvez pensando mais no salário do que na nobreza da profissão, alguns tratam os pequenos como se fossem culpados por terem que passar longas horas numa sala de aula.

Mais grave ainda, é quando se arvoram a dar aulas de Religião e agridem as mentes infantis com a arrogância de que são donos da verdade, semeando no coração da criança as sementes do cepticismo.

Quem aceita a abençoada missão de ensinar, deve especializar-se nessa arte de formar os caracteres dos seus educandos, muito mais do que adestrar-se em passar informações pura e simplesmente.

É preciso que aqueles que se dizem professores tenham consciência de que cada criatura que passa por uma sala de aula, levará consigo, para sempre, as marcas indeléveis de suas lições. Sejam elas nobres ou não.

É imprescindível que os educadores sejam realmente mestres, no verdadeiro sentido do termo.

Que ensinem com sabedoria, entusiasmo e alegria.

Que exemplifiquem a confiança, a paz, a amizade, o companheirismo e o respeito.

E aquele que toma sobre si a elevada missão de ensinar Religião, deverá estar revestido de verdadeira humildade e da mais pura fraternidade, a fim de colocar Deus acima de qualquer bandeira religiosa.

Deverá religar a criatura ao seu Criador, independente da Religião que esta professe, sem personalismo e sem o sectarismo deprimente, que infelicita os seres e os afasta de Deus.

Por fim, todo professor deverá ter sempre em mente que a sua profissão é uma das mais nobres, porque é a grande responsável por iluminar consciências e formar cidadãos de bem.

* * *

Mestre verdadeiro é aquele que ajuda a esculpir nas almas as mais belas lições de sabedoria.

Verdadeiro professor é aquele que toma das mãos do homem, ainda criança, e o conduz pela estrada segura da honestidade e da honradez.

O verdadeiro mestre é aquele que segue à frente, sinalizando a estrada com os próprios passos, com o exemplo do otimismo e da esperança.
 Autor:
Redação do Momento Espírita. Disponível no CD Momento Espírita, v. 11, ed. Fep

2 comentários:

  1. PARA QUE HAJA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE , É PRECISO ANTES DE TUDO INVESTIR NOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, VALORIZANDO-OS !!!

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  2. “ Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.” Rubem Alves

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